Regulamento Playoff

11º Campeonato Kart CLUB Baixada Santista

 

Regulamento PLAY OFF 2016 –vs01

 

 

 

  1. CALENDÁRIO (DIA – HORÁRIO – LOCAL)

 

 

1.1 PLAY OFF:

 

17/09 – 16:00 / 16:30 – INTERLAGOS (RODADA DUPLA)

29/10 – 18:00 / 18:30 – ALDEIA DA SERRA

19/ 11 – 21:00 / 21:30 – GRANJA VIANA

10/12 – 16:00 / 16:30 – INTERLAGOS (RODADA DUPLA)

 

1.2 Número de Participantes: 10 (dez) participantes na Série Ouro e os demais inscritos na Série Prata.

 

1.3 Participação: Só poderá participar da Série Ouro o piloto que tiver disputado no mínimo 3 (três) etapas, sendo que as Rodadas Duplas serão consideradas 2 (duas) etapas disputadas. Caso o piloto tenha conseguido pontos suficientes para participar da Série Ouro e não tenha corrida em 3 etapas, no mínimo, ele irá participar da Série Prata e o piloto que vier subsequente na Classificação Geral irá assumir o seu lugar, desde também que esse piloto tenha participado de 3 etapas.

 

1.4 Provas com chuva: Serão realizadas normalmente desde que o Kartódromo, representado pela direção de prova, informe que há condições para a realização das baterias.

 

1.5 Kartódromo: Poderá haver alteração de pista, horário e de data. Desde que haja prévio aviso.

 

1.6 Categorias:

-JUNIOR: PILOTOS COM MÁXIMO DE 21 ANOS, COMPLETADOS ATÉ 31/12/2014;

-MASTER: PILOTOS DE 22 ANOS E ATÉ 39 ANOS, COMPLETADOS ATÉ 31/12/2014;

-SÊNIOR: PILOTOS DE 40 ANOS, COMPLETADOS ATÉ 31/12/2014, PARA CIMA;

-ROOKIE: PILOTOS ESTREANDO NO KART CLUB;

-FEMININA: PARA AS GAROTAS INSCRITAS;

-PESADOS: PILOTOS ACIMA DOS 100 QUILOS;

-EQUIPE: 2 PILOTOS POR EQUIPE, INDEPENDENTE DE PESO, SEXO E IDADE; E

-GERAL: TODOS OS PILOTOS INSCRITOS.

1.6.1 Concorrerá ao prêmio de melhor Rookie o piloto que não tenham participado de nenhuma etapa dos Campeonatos já realizados pelo Kart Club Baixada Santista como Piloto Oficial, isto é, que já tenha se inscrito em algum campeonato.

 

 

  1. ETAPAS

 

  • Kartódromo: a infraestrutura oferecida pelo Kartódromo, como estacionamento, bar/restaurante, vestiários, sanitários, etc., é de responsabilidade do Kartódromo, assim como as condições dos karts e da pista. Nos kartódromos que exigirem utilização de equipamento próprio para a prática do kartismo os pilotos devem seguir esta orientação à risca, caso contrário poderão ser impedidos de participar da bateria pela direção de prova do Kartódromo. A organização do campeonato não tem nenhuma responsabilidade em relação aos itens mencionados neste parágrafo.

 

  • Sorteios dos karts: será realizado no Box ou na sala de briefing pela direção de prova ou por funcionário do Kartódromo com acompanhamento da Organização do Campeonato e dos pilotos que estiverem presentes antes da liberação para tomada de tempo (Grid de largada). Não é permitido trocar o número sorteado, exceto nos casos de karts retirados para manutenção.

 

2.3 Karts reservas: durante a troca de Kart, será respeitada a ordem do Kart que for sorteado durante o briefing para a utilização no transcorrer da corrida. O piloto não poderá escolher o kart que queira correr. Caso isso ocorra, o piloto poderá sofrer um acréscimo em seu tempo final de corrida, o Conselho estipulará esse tempo, ou até mesmo ser desclassificado da respectiva etapa.

 

2.4 Lastros: a ser aplicado nos Kartódromos que oferecerem esta opção. Haverá pesagem antes do sorteio dos karts para definir a quantidade de lastro que cada piloto levará em seu kart. O peso fixado por piloto é somatória piloto + equipamento + lastro. Os pilotos que ultrapassarem o peso estipulado pelo Kartódromo não necessitarão de lastro.

2.4.1 Lastro será de 95 quilos por etapa. Exceção nos Kartódromos que não fornecerem pesos suficientes ou os karts não comportarem.

2.4.2 Nas Séries Ouro e Prata o peso mínimo de peso do piloto será de 75 Kg, incluso macacão e capacete. Caso o piloto pese menos de 75 quilos, terá que usar lastro pessoal o suficiente até chegar ao peso específico. Isso serve para os Pilotos Convidados também.

2.4.2.1 Caso não tenha o peso mínimo, o piloto deverá providenciar meios que o faça atingir 75 quilos. O lastro pessoal é de responsabilidade única e exclusivamente do piloto que tiver que utiliza-lo. O Kartódromo e nem o KART CLUB não é obrigado em fornecê-lo.

 

 

. 3. SÉRIES

 

  • Formação das Séries Ouro e Prata:

Série Ouro: será com os 10 (dez) Pilotos Inscritos Oficialmente. Sendo os melhores colocados na Classificação Geral. Donde disputarão o título de melhor piloto do campeonato.

Série Prata: será com os Pilotos Inscritos Oficialmente colocados do 11º lugar em diante que disputarão à “Série Prata”, onde disputarão entre si o título desta categoria.

 

  • Bonificações: Abaixo os pontos de Bonificações que os pilotos irão ganhar para iniciar no Play Off. Isso serve tanto para Série Ouro como para a Série Prata.

 

– 5 (cinco) pontos: para o 1º Colocado da 1ª FASE;

– 3 (três) pontos: por vitória;

– 2 (dois) pontos: por participação;

– 1 (um) ponto: por melhor volta; e

– 1 (um) ponto: por pole-position.

 

3.3 Bonificações para Equipe e Categorias: Os pontos das bonificações não serão repassados para as Equipes e nem para as Categorias Específicas.

 

3.4 Desempate: Caso haja empate entre dois ou mais pilotos para formação das Séries será levado em consideração as suas posições de chegada na primeira fase do campeonato. Ex.: mais primeiro lugar, mais segundo lugar, mais 3º lugar e por ai adiante. 3.4.1 Caso persistir o empate, o piloto que conseguiu a melhor posição primeiro que ficará na Série Ouro. Isso serve para todas classificações.

 

3.5 Substituições: Na Série Ouro e nem na Série Prata não poderá ter pilotos Substitutos e muito menos pilotos Convidados.

3.5.1 Só poderá haver substituição entre Pilotos Inscritos no Campeonato. Os Pilotos Substitutos poderão pontuar pela Equipe desde que seja anunciado pela equipe com 24 horas de antecedência da etapa.

 

3.6 Inscritos: Só poderão participar das Séries Ouro e Prata os pilotos que estiverem inscritos no campeonato, terem pagado a taxa de Inscrição.

3.6.1 Caso surja algum piloto interessado em participar do campeonato após o inicio do Play Off, ele poderá efetuar a sua Inscrição, pagando a taxa de R$ 50,00, e participar da Série Prata, somente.

3.6.1.1 Esse piloto começará do zero, sem direito a qualquer tipo de Bonificação.

3.6.2 Caso algum Piloto Convidado, que tenha corrido em alguma etapa, queira participar do Play Off terá que regularizar a sua situação pagando a taxa de Inscrição de R$ 50,00.

3.6.2.1 Esse piloto converterá a sua participação na 1ª Fase em Bonificação e correrá na Série Prata.

 

3.7 Valores: O valor para Inscrição será de R$ 50,00. Isso serve somente para os novos pilotos que irão iniciar exclusivamente no Play Off.

 

3.8 Inscrição: Para os pilotos que já se inscreveram no transcorrer do Campeonato para o Play Off não será necessário fazer nova inscrição. Somente o pagamento das mensalidades será exigido.

 

3.9 Pilotos Convidados: Os Pilotos Convidados que não estejam inscritos no Campeonato poderão participar das etapas. Serão distribuídos conforme a necessidade da Formação da Bateria. Podendo correr todos juntos com os Pilotos da Série Ouro ou da Série Prata. Ou até mesmo divididos entre as duas Séries.

3.9.1 Terá direito ao troféu de melhor “Piloto Convidado”, independentemente a posição que chegar na corrida.

 

3.10 Mudança de pilotos nas equipes no Play Off: a mudança de pilotos somente poderá ser realizada quando:

3.10.1 Um piloto titular retirar-se ou for excluído do campeonato por qualquer motivo, devendo assumir a vaga um piloto indicado pelo outro membro da equipe ou pela organização. Esse Piloto deverá estar inscrito no Campeonato.

3.10.2 Havendo troca com piloto já Inscrito Oficialmente no campeonato, este piloto continuará com os seus pontos individuais, mas não os levará para a sua nova equipe. Esses pontos continuarão em sua antiga equipe.

3.10.3 Caso nunca tenha corrido no Campeonato e/ou não esteja Inscrito, deverá providenciar a Inscrição.

3.10.4 Caso esteja Inscrito no Campeonato, respeitará os seus pontos conquistados e correrá na Série que lhe for de direito e não do piloto que estará substituindo.

 

3.11  Jogo de Equipe: Será permitido desde que respeite as exigências abaixo:

3.11.1 Não altere as demais posições, somente dos dois pilotos da equipe;

3.11.2 Não prejudique o prosseguimento da corrida; e

3.11.3 Não coloque em risco a integridade dos pilotos participantes, fiscais de pista, mecânicos, expectadores ou quaisquer pessoas que estejam presente no momento da etapa.

 

3.12 Rebaixamento: O piloto que estiver classificado para a Série Ouro e que não comparecer na primeira etapa do Play Off, que será realizado no dia 19 de Setembro e que não tenha dado nenhum tipo de justificativa (pagamento da mensalidade e da etapa ou um simples aviso informal) pela ausência antes da realização dessa etapa será rebaixado para a Série Prata. O piloto subsequente na Classificação Geral assumirá o seu lugar.

 

3.13 Estatura: Para poder participar do Play Off o piloto terá que alcançar os pedais sem uso de adaptadores. Se precisar de adaptadores nos pedais, o próprio piloto deverá providenciar.

 

3.14 Idade: Se o Piloto for menor de idade terá que estar na presença de um dos Pais ou de um Responsável no dia da Etapa para assinar o Termo de Responsabilidade do Kartódromo.

 

 

  1. Troca do Kart:

 

4.1 Durante a corrida: poderá trocar no momento que achar necessário, desde que haja disponibilidade e concordância da Direção da Prova do Kartódromo.

 

4.2 Durante e Após o treino (qualify): o piloto que trocar de Kart durante o treino ou após o seu termino largará em último lugar do grid. Independentemente se na Bateria estejam as duas Séries e os Convidados também.

4.2.1 Cada troca a mais que efetuar durante o treino ou após o seu término o piloto largará em último, já devido a primeira troca, e sofrerá um acréscimo de 30 segundos no seu tempo final de corrida, isso a cada troca a mais efetuada.

1ª troca: largará em último no grid geral;

2ª troca: largará em último no grid geral + acréscimo de 30 segundos no seu tempo final de corrida; e

3ª troca e subsequentes: largará em último no grid geral + acréscimo de 30 segundos a cada troca a mais efetuada no seu tempo final de corrida a cada troca a mais efetuada.

4.2.2 Se o piloto trocar de kart e não largar no final do grid e sim na posição conforme o tempo adquirido durante o treino será punido com 30 segundos no seu tempo final ou até mesma a desclassificação, conforme o proveito tirado da situação.

4.2.3 O alinhamento é única responsabilidade do Piloto e caso a Direção de Prova o alinhe em posição errada não poderá ser considerada culpada pelo fato.

 

4.3 Antes do treino (qualify): se o piloto trocar de kart antes de iniciar o treino, isto é, não sair do Box com o mesmo, não será punido.

4.3.1 Mas isso desde que a Direção de Prova constate que o kart não tem condições de uso.

4.3.2 Se for o piloto que simplesmente decidiu trocar de kart, sem o consentimento da Direção de Prova e principalmente do Kart Club, será punido. Poderá sofrer acréscimo em seu tempo ou até mesmo ser desclassificado da prova.

 

4.4 Manutenção do Kart: é expressamente proibido do Piloto efetuar qualquer tipo de manuseio em seu Kart. Isto é, não poderá mexer no Motor ou qualquer outro tipo de partes ou peças, muito menos pedir para que o Mecânico ou qualquer outra pessoa o faça. Só poderá manusear a regulagem do banco e na calibragem dos pneus. Fora isso, qualquer outro tipo de manuseio em seu kart o piloto será desclassificado da etapa e não terá o seu valor ressarcido.

4.4.1 Caso o kart apresente algum problema mecânico, o piloto deverá chamar o Mecânico e também a Direção do Kart Club para averiguar o ocorrido. Caso haja necessidade da troca, será respeitado os itens anteriores.

 

4.5 Lastro: É de responsabilidade única e exclusivamente do Piloto. Caso efetue a troca de Kart o piloto deverá colocar o lastro no kart que irá correr. Caso não o faça o piloto será punido com acréscimo em seu tempo ou até mesmo a desclassificação da etapa. Caso seja desclassificado o valor da etapa não será ressarcido.

 

4.6 Disponibilidade: A troca de Kart em qualquer ocasião dependerá da autorização da Direção de Prova do Kartódromo. Não é de responsabilidade da Organização do KART CLUB. Caso a Direção de Prova não efetue a troca e o piloto ter que voltar a correr no mesmo Kart ou se vier a abandonar a prova não terá direito a ressarcimento do valor da etapa.

 

 

  1. PONTUAÇÃO:

5.1      Tabela de Pontos:

5.1.1 SÉRIE OURO, tabela 1:

Posição Número de Pontos
30
25
20
15
10
08
06
04
02
10º 01

 

 

 

 

5.1.2 SÉRIE PRATA, tabela 2:

Posição Número de Pontos
20
17
15
13
11
10
09
08
07
10º 06
11º 05
12º 04
13º 03
14º 02
15º 01

 

5.2 Caso corrermos em uma única bateria terão as duas formas de Pontuação em uma única corrida. Serão dados pontos para a Série Ouro, conforme tabela 1, e para a Série Prata conforme tabela 2.

 5.2.1 Os pontos da etapa serão distribuídos nas Categorias Específicas e para as Equipes, pois essas pontuações continuarão a serem computadas e somadas com os pontos da 1ª Fase. Já que essas Categorias não sofrerão alterações e nem Bonificações.

5.2.2 Depois esses pilotos serão distinguidos em suas respectivas Séries, Ouro e Prata, e receberão os pontos pela sua classificação na sua série.

 

OBS: Para ficar mais claro, segue Exemplo abaixo. Supondo que em uma etapa os 5 primeiros colocados sejam:

1º Ouro; 2º Prata; 3º Convidado; 4º Ouro; e 5º Prata.

Utilizando as tabelas específicas, ficaria da seguinte maneira:

1º (Ouro) na Bateria, seria o 1º colocado da Série Ouro = 30 pontos;

2º (Prata) na Bateria, seria o 1º colocado da Séria Prata = 20 pontos;

3º na Bateria, o Convidado não pontua para o Play Off;

4º (Ouro) na Bateria, seria o 2º colocado da Série Ouro = 25 pontos;

5º (Prata) na Bateria, seria o 2º colocado da Série Prata = 17 pontos.

 

5.2.4 só pontuará o piloto que completar no mínimo 50% da prova. O piloto que não cumprir receberá 0 (zero) ponto.

5.2.5 o piloto que receber bandeira preta (desclassificação da prova) também sofrerá a mesma punição, ou seja, não receberá ponto.

 

  • Bônus:
  1. a) o pole-position de cada Série receberá 1 ponto.
  2. b) o piloto que conquistar a melhor volta de cada Série receberá 1 ponto.
  3. c) na bateria que não houver treino, o piloto que fizer a melhor volta na corrida receberá mais 1 ponto.

OBS.: Piloto Convidado não terá direito a nenhum Bônus acima citados.

 

5.4 Critérios de desempate no final do Campeonato: em caso de igualdade entre dois ou mais pilotos e/ou equipes:

5.4.1 Por maior número de:

  1. Primeiros lugares conquistados;
  2. Segundos lugares conquistados;
  3. c) …  e assim sucessivamente até a última colocação;

5.4.2            Piloto que conseguiu melhor posição primeiro e assim sucessivamente.

 

 

  1. CAMPEÕES:

 

6.1 Série Ouro: Será declarado Campeão o piloto que tiver o maior número de pontos no final da 6ª e última etapa. Independente de quantas corridas participar.

 

6.2 Série Prata: Será declarado Campeão o piloto que tiver o maior número de pontos no final da 6ª e última etapa. Independente de quantas corridas participar.

 

6.3 Equipe: Será declarada Campeão a dupla que tiver mais pontos no transcorrer do campeonato. Isso Inclui a Primeira Fase mais o Play Off.

 

6.4. Categorias Específicas: Será declarado Campeão de cada Categoria Específica o piloto que obtiver mais pontos no transcorrer do campeonato. Isso é, somatória dos pontos desde a Primeira Fase mais  os do Play Off.

 

Obs.: Caso haja empate em qualquer Série, Categoria, Equipe e Convidado será respeitado o artigo 5.4.1.

 

 

 

 

 

 

  1. PREMIAÇÃO

 

  • Premiação Final do Play Off (para as séries Ouro e Prata):

CAMPEÕES – Troféu

  • Demais premiações:

EQUIPE: Troféus para cada membro da equipe campeã;

CATEGORIAS ESPECÍFICAS: Troféu para o Campeão de cada categoria.

 

 

  1. PENALIDADES

 

  • Atitude Anti-Desportiva: não observância e não cumprimento das normas desse regulamento, indisposições ou conflitos mantidos entre os participantes deste campeonato, serão tratados e julgados pelos Organizadores, que tomarão as medidas cabíveis e pertinentes ao caso; se for necessária à exclusão dos envolvidos deste campeonato, não haverá ressarcimento dos valores pagos.

 

8.2 Punições: está proibido qualquer tipo de provocação, discriminação e discussão entre os pilotos, direta ou indiretamente, por qualquer meio que seja (incluindo e-mail e redes sociais). Esses casos não serão tolerados. O infrator está sujeito à exclusão do campeonato. Valores eventualmente pagos não serão ressarcidos.

 

8.3 Fiscalização e Punições: ficam a critério da direção de prova do Kartódromo onde a etapa será realizada, assim como as punições por qualquer atitude indevida dentro da pista. Se houver algum incidente extra-pista, o mesmo será avaliado pela Organização do Campeonato e serão tomadas as devidas providências, desde uma simples advertência até a exclusão do piloto do campeonato.

 

8.4 Atraso: caso o piloto não chegue a tempo durante o treino, o mesmo largará em último e não poderá trocar de kart e se a corrida tiver iniciado, não poderá participar da mesma.

 

8.5 Bandeiras: A cada bandeira anti-desportiva recebida pelo piloto, no transcorrer do Play Off, o mesmo será punido com perda de 5 (pontos):

Obs¹.: Não será considerada nenhum outro tipo de bandeira, stop’n’go e desclassificação, para anulação de sua punição por anti-desportiva.

Obs².:  Conforme o artigo 8.3, as Bandeiras de Sinalizações e Punições serão exclusivamente de responsabilidade do Kartódromo em aplicá-las. Portanto não há motivo de reclamação junto a Direção do Kart Club.

 

8.6 Stop’n’Go: Ao receber a bandeira de stop’n’go, o piloto deverá se dirigir para o Box, na qual cumprirá punição de 30 segundos  e perderá 5 (cinco) pontos. O Piloto terá no máximo 3 (três) voltas para cumprir a punição, sendo que deverá cumprir a mesma até o final da bateria. Caso não a cumpra nessas voltas ou até o final da bateria, piloto será desclassificado.

8.6.1 Caso tenha já recebido uma Bandeira por Advertência e depois receber outra bandeira para o Stop’n’Go, essa última bandeira não anulará a punição, perda de 5 pontos, da bandeira de Advertência também.

 

8.7 Desclassificação: Se o Piloto receber a Bandeira Preta, consequentemente desclassificação da etapa, perderá 10 pontos.

8.7.1 Caso tenha já recebido algum tipo de bandeira de punição antes dessa, essa última bandeira não anulará as bandeiras dadas anteriormente e perderá os pontos referentes.

 

8.8 Briefing: Se o Piloto não estiver presente na sala do Briefing ao seu inicio, dependendo do motivo, poderá ser punido. Desde perda de pontos ou largar em último no grid.

 

 

  1. PARTICIPAÇÃO

 

9.1  Série Ouro e Prata: somente poderá participar no Play Off nas Séries Ouro ou Prata os pilotos que estiverem inscritos “Oficialmente” no campeonato. Isto é, terem pagado a taxa de Inscrição e caso não o tenham feito, e queiram participar do Play Off, terão que se inscrever no site e pagar a Taxa de Inscrição no valor de R$ 50,00.

 

9.2  Piloto Convidado: serão aqueles pilotos que não se inscreveram “Oficialmente” no Campeonato. Poderão participar das etapas e o melhor Piloto Convidado receberá 1 troféu.

 

 

  1. FORMA DE PAGAMENTO

 

10.1 Boleto Bancário das Mensalidades: Serão emitidos  (três) boletos, aos novos pilotos, de R$ 60,00, cada um,  contendo todas as mensalidades do Play Off.

10.1.2 Os vencimentos serão, para os Pilotos que se inscreveram para o Play Off, nos dias 10 de Setembro, 10 de Outubro e 10 de Novembro. Para os Pilotos que já estão correndo o Campeonato desde o início do Campeonato os vencimentos serão mantidos.

10.1.3 Após essa data os Boletos terão multa de 2% e juros de 10% a.m.

10.1.4 Só poderá participar das Etapas o Piloto que estiver com os Boletos das Mensalidades pagos em dia.

 

10.2 Depósito Bancário das Etapas: Referente aos Valores das Etapas nos respectivos meses de suas realizações, será enviado, via e-mail, os dados da conta-corrente para depósito.

10.2.1 O prazo para depósito variará conforme a data da Etapa.

10.2.2 Só poderá participar das Etapas o Piloto que também pagou a Etapa.

10.2.3 Após a data estipulada pelo Kart Club do pagamento da etapa a mesma sofrerá acréscimo de 10%.

 

10.3 Ao participar das etapas do Campeonato, o piloto não terá direito a nenhuma promoção caso o Kartódromo a ofereça.

 

10.4 Ausência: O piloto que não participar da etapa e já ter pagado não terá o seu valor ressarcido ou até mesmo ficar de crédito para a próxima etapa. Só terá o seu dinheiro devolvido se for justificar com antecedência e que o Kartódromo não cobre pela sua ausência.

10.4.1 Caso o piloto tiver algum imprevisto para pagamento entrar em contato com a Organização do Campeonato para poder estipular uma nova data e evitar acréscimo.

10.4.2 Piloto Convidado que surgir no dia da corrida não terá o valor acrescido.

 

10.5 Promoção: Ao participar das etapas do Campeonato, o piloto não terá direito a nenhuma promoção caso o Kartódromo a ofereça.

 

10.6 Desconto: A cada Piloto Convidado apresentado por um Piloto Oficial, isto é inscrito no Campeonato, esse piloto terá um desconto de R$ 10,00 em cima do valor da Etapa que será reembolsado na etapa seguinte.

10.6.1 Valor acumulativo para cada Piloto Convidado que apresentar e quantas vezes esse piloto correr como ‘Convidado’.

 

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

  • A Organização compromete-se a seguir as regras aqui especificadas e a divulgar os resultados oficiais das etapas realizadas no web site kartclubbaixadasantista.com.br, disponível para acesso a todos os interessados. Os dados divulgados no site servirão de parâmetro para obtenção de qualquer informação referente ao campeonato.

 

  • Se por ventura alguma das etapas sofrer remanejamento horário, dia e local por falta de disponibilidade no Kartódromo, motivo de força maior ou qualquer outro motivo justificável para tal, as novas informações deverão ser comunicadas pela Organização em tempo hábil aos participantes do campeonato.

 

  • A participação no Play Off implica em concordância com as regras descritas neste regulamento, que não serão alteradas, exceto por determinação da Organização do Campeonato, em casos extremos e através de Adendos.

 

  • Qualquer situação que não estiver prevista em nenhum dos itens relacionados deste regulamento será analisada pela Organização do Campeonato, que tomará as atitudes cabíveis.
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